domingo, 3 de outubro de 2010

 O poder verídico

“O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui.  Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade.  Todos os que são da verdade me ouvem.” (João 18:36-37)
O poder torna-se ruim e mal utilizado, quando serve para exercer controle e não para construir uma relação. J
esus veio a este mundo com o objetivo de estabelecer outra dimensão do poder: o amar, o servir, o valorizar o próximo. Esta é a proposta de Deus para o poder que Ele nos deu. A pergunta que precisamos fazer a nós mesmos é: como e a serviço do que ou de quem você usa a sua rede de influência e oportunidades para exercer poder?
O que nos impede de usar corretamente nosso poder pessoal? Em geral, o apego ao poder do cargo profissional, a falta de senso de missão na vida, a inveja, o orgulho.
A grande questão é: o que você fará com o poder que tem em suas mãos? Você é livre para escolher, mas saiba que cada escolha traz consigo consequências. Como você usará seu poder e autoridade no dia a dia? Para edificar ou para subir por meio dos erros dos outros?
A ética não é uma questão de regra. É uma questão de modelo. Não adianta colocar leis se as pessoas não assumirem um compromisso de obedecê-las. O que define o comportamento ético não é a regra. É o modelo que escolhemos para viver. Por isso, defina onde você está e com quem você deseja se identificar: com Jesus ou César? Sim, porque eles representam dois tipos de poder completamente opostos.
O princípio de César é: “Vi, vim e venci”. Em outras palavras, essa máxima dita por César significa: “eu tenho tudo o que quero e ninguém será capaz de me superar”. O princípio de Jesus é: “Quem quiser ser o principal, seja o servo”.
Escolha o princípio de Jesus para viver. Escolha viver ao lado de Jesus. Praticar os ritos cristãos não faz de nós cristãos. Ir à igreja aos domingos não faz de nós cristãos. O que faz de nós cristãos verdadeiros é quando alinhamos nossa vida aos ideais de Jesus. Portanto, conhecemos um cristão pelo seu dia a dia e não por suas idas à igreja. Conhecemos um cristão pela maneira que ele escolhe para utilizar seu poder pessoal de influência.
Faça as melhores escolhas baseado no bem comum. Use seu poder pessoal de influência para construir, transformar. Seja um líder melhor, mais humano. Um melhor marido ou esposa, um melhor filho. Entenda o poder que você tem. Você pode mudar muitas coisas em seu derredor. Por isso, use o seu poder de maneira sábia. Use seu poder para exercer misericórdia. Use seu poder em favor dos desamparados, em favor dos injustiçados e dos angustiados. Em favor de sua família e daqueles que estão próximos de você. Transforme positivamente seu ambiente de trabalho, através de suas boas decisões, promovendo mais humanidade, mais justiça e mais amor.
Para Refletir:

  1. Jesus tinha poder nesta terra. Por isso, Ele disse a Pilatos que nasceu para ser rei. Como Jesus demonstrou esse poder ao mundo?
  2. Jesus mudou a face da história com poder, mas não com força ou violência. Ele usou amor.
  3. O que você pode aprender do exemplo de Jesus no uso de Seu poder? Como pode aplicar em sua própria vida?

Nenhum comentário: